Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

**********JORNAL O POVO - Mais popular impossível!**********


Jornalismo com coragem em prol do povo cabedelense!!!!
Total de visitas: 42936
POLÍTICA

>Wilson Braga cobra, da tribuna da Câmara, dragagem do Porto de Cabedelo
fonte: portal wscom



O deputado federal Wilson Braga (PMDB-PB), disse da tribuna da Câmara que o Porto de Cabedelo, no que diz respeito as suas infra-estruturas, é o mesmo de 20 anos atrás, salvo algumas melhorias de recuperação do piso de alguns berços e de aprofundamento na cortina do cais, o que é inadmissível.



“O nosso Porto continua oferecendo o mesmo calado oficial de duas décadas passadas, não obstante o contínuo aumento do porte das embarcações, traduzindo-se em aumento de volumes de carga transportados – barateamento dos custos, certamente”, disse Braga.



Comparando com outros portos do nordeste, o parlamentar afirmou que o porto de Natal oferece hoje um calado oficial de 10 m, o de Recife 9,50 m e o de Suape superior a 15 m, enquanto que o porto de Cabedelo permanece com os seus minguados 9,14m de calado oficial.



“A família portuária de Cabedelo não teria a pretensão de concorrer à altura com portos como o de Suape-PE e Pecem-CE, até por suas questões físicas naturais, os quais aparentam ser a menina dos olhos do Governo Federal, para a região Nordeste. Porém, a Paraíba mereceria concorrer de uma forma um pouco mais leal, com mais justiça”, concluiu o deputado Wilson Braga.





CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DO PROCESSO QUE INVESTIGA DENÚNCIAS DE IRRESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA DO PREFEITO JOSÉ RÉGIS>


(O NÚMERO DO PROCESSO É: 2007.82.00.007767-0

TODO CABEDELENSE QUE SE PREZE, TEM O DEVER DE CONHECER AS AÇÕES DOS SEUS VEREADORES E DO PREFEITO










EXCLUSIVO: Novo presidente do PPS diz que a partir de hoje, 21, Ramalho Pinto não está mais autorizado a responder pela legenda

Credito da foto: portal RP Treinamento


O novo presidente do PPS Agnaldo Silva revelou com exclusividade ao Jornal O Povo, que o atual Secretário de Comunicação da Prefeitura de Cabedelo, Ramalho Pinto, não está mais autorizado a falar em nome da legenda. Agnaldo Silva disse ainda, que o PPS em Cabedelo não faz mais parte da base de sustentação do prefeito José Régis. Agora, Zé Régis perde um forte partido em sua base de aliança. A notícia pegou Ramalho Pinto de surpresa, já que o diretório da legenda em Cabedelo, não esperava essa informação.


O pré-candidato Luceninha (PRP), já está de olho no apoio do PPS que ainda não definiu se apoiará Luceninha ou Marcos Patrício, PSB.


Saiba mais na próxima edição do Jornal O Povo, em circulação a partir do próximo dia 30.







Cabedelo na berlinda: Campeões de contas rejeitadas se preparam para disputar eleição
Fonte: Correio da Paraiba

Mais de 100 prefeitos e ex-prefeitos paraibanos que tiveram até cinco contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), como também que respondem a processos na esfera judicial, vão disputar às eleições deste ano. Sebastião Plácido (foto), de Cabedelo, é um dos campeões: quatro contas rejeitadas.

A presença desses administradores no páreo da disputa contraria a advertência feita pelo procurador regional eleitoral, José Guilherme Ferraz, de que o Ministério Público e a Justiça Eleitoral serão implacáveis contra os gestores envolvidos em irregularidades administrativas que pensam em se manter ou retornar ao poder.

Em Cabedelo, por exemplo, a chapa encabeçada pelo prefeito José Régis, candidato à reeleição, já tem 11 contas rejeitadas. Ele próprio já teve cinco contas rejeitadas e seu companheiro de chapa, o ex-prefeito Sebastião Plácido, já teve quatro contas rejeitadas. Em outros municípios a situação não é diferente, porque há vários pré-candidatos a prefeito campeões de contas rejeitadas, como o ex-prefeito de Cuité, Osvaldo Venâncio; o ex-prefeito de Lagoa Seca, Bola Coutinho; o ex-prefeito de Lastro, Erasmo Quintino, o ex-prefeito do Conde, Temístocles Ribeiro; o ex-prefeito de Princesa Isabel, José Sidney, o ex-prefeito de Aparecida, José Alves; o ex-prefeito de São Vicente do Seridó, Damião Zelo, entre outros.

Conforme dados parciais do TCE, que tem até o próximo dia 4 de junho para encaminhar ao Ministério Público a relação dos gestores com contas rejeitadas para efeito de possíveis ações de impugnações de candidaturas, somente no ano passado 107 gestores paraibanos tiveram suas prestações de contas reprovadas, alguns deles de mais de um exercício.







”E AGORA JOSE”? Polícia Federal pede condenação e afastamento do prefeito de Cabedelo
fonte: Correio da Paraiba

Um processo criminal que pede a condenação, o afastamento das funções públicas e o bloqueio dos bens do prefeito de Cabedelo, José Régis, por crime de responsabilidade está preste a ser julgado no Tribunal Regional Federal da 5º Região (TRF-5), com sede em Recife (PE). O processo é fruto de investigação feita pela Polícia Federal, durante um ano e meio, na aplicação de recursos federais na área de saúde pela Prefeitura de Cabedelo.

O processo nº 2007.82.00.007767-0, de autoria do Departamento da Polícia Federal na Paraíba, foi remetido ao TRF-5 pela 3ª Vara Federal da Justiça Federal da Paraíba, devido à incompetência do juízo federal de primeira instância para processar o prefeito José Régis, que em virtude do cargo que ocupa é detentor de foro privilegiado.

A ação, que poderá resultar no afastamento de Zé Régis do comando da Prefeitura de Cabedelo e em sua prisão se originou em denúncias encaminhadas ao Ministério Público Federal e a Polícia Federal, há dois anos, pelo então presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Cabedelo, Alexsandro Batista de Lima, contra o prefeito.

As principais acusações eram de irregularidades na aplicação de recursos do Fundo Nacional de Saúde (Governo Federal), através de desvios de recursos públicos por fraudes em licitações, contratação de empresas laranja e falta de prestação de contas das referidas verbas.

As investigações da Policia Federal, realizadas por quase dois anos, apontam como práticas delituosas supostamente praticadas pelo prefeito de Cabedelo se enquadram nas condutas previstas no artigo 1º do Decreto-lei nº 201/67, que trata sobre os crimes de responsabilidade dos prefeitos municipais sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos vereadores.


De acordo com a reportagem do Jornal Correio da Paraíba, o prefeito Zé Régis foi procurado para falar sobre o processo a que responde, porém, não foi localizado.

O advogado, Walter Agra, que o representa, disse que ainda não foi citado e por isso não poderia faalr sobre o assunto.






Ministra Marina Silva pede demissão, diz assessoria.
fonte: G1

Ministra do Meio Ambiente entregou carta de demissão nesta terça. Segundo assessoria, pedido seria em caráter irrevogável.

A ministra do Meio Ambiente entregou a carta de demissão nesta terça-feira (13). Segundo a assessoria da ministra, o pedido é em caráter irrevogável. O Planalto ainda não confirmou que recebeu o pedido da ministra.

Mas o suplente da ministra no Senado, Sibá Machado, confirmou que foi avisado por ela de que pediria demissão. Maria e Sibá teriam conversado às 13h30 sobre a saída da ministra. O senador não revelou o motivo da saída de Marina. "Isso só ela pode dizer", afirmou.

A assessoria de imprensa da ministra disse que foi pega de surpresa pela decisão de Marina de sair do governo e não saberia dar os motivos que a levaram ao pedido de demissão. A carta de demissão entregue nesta terça ainda não foi divulgada.
Segundo a assessoria, Marina Silva não vai dar declarações nesta terça-feira. O ministério também não pretende revelar o teor da carta enviada ao presidente Lula sobre o pedido de exoneração. De acordo com a assessoria, apenas o Palácio do Planalto poderia divulgar a carta.

Biografia

Marina Silva filiou-se ao PT em 1985. Participou das Comunidades Eclesiais de Base, de movimentos de bairro e do movimento dos seringueiros. Em 1984 foi fundadora da CUT no Acre. Chico Mendes foi o primeiro coordenador da entidade e Marina, a vice-coordenadora.


Nas eleições municipais de 88 foi eleita vereadora por Rio Branco. Em 1990 foi eleita deputada estadual. Foi eleita pela primeira vez para o Senado em 1994, pelo PT do Acre. Em 2002 foi reeleita.


Foi designada Ministra de Estado do Meio Ambiente pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva e tomou posse em 1º de janeiro de 2003.


No Senado Federal, é vice-presidente da Comissão de Assuntos Sociais e membro titular da Comissão de Educação. Foi vice-presidente da Comissão Especial do Congresso de Combate à Pobreza, criada por proposta de sua autoria. Foi líder da bancada do PT e Bloco de Oposição no ano de 1999.





Diário da Justiça publica acórdão da cassação de Walter Brito
Fonte: Portal da Correio

O acórdão da cassação do mandato do deputado federal Walter Brito Neto foi publicado nesta sexta-feira (2) no Diário da Justiça, mais de um mês depois do julgamento realizado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Walter Brito Neto foi cassado na sessão do dia 27 de março.

O parlamentar informou que irá interpor embargos de declaração no próprio TSE. Ele poderá ainda entrar com recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF), se houver prequestionamento de matéria eleitoral.

Somente após o trânsito em julgado é que será declarada a perda de mandato pela mesa da Câmara Federal. Segundo o regimento da Casa, a perda do mandato será declarada pela Mesa, de ofício ou mediante provocação de qualquer deputado, ou de partido com representação no Congresso Nacional, assegurada ao representado ampla defesa perante a Mesa.

Walter Brito Neto foi cassado por infidelidade partidária a pedido do partido dos Democratas (DEM), já que o parlamentar trocou a legenda pela qual foi diplomado para se filiar ao Partido Republicano Brasileiro (PRB). A cassação foi aprovada por unanimidade, na forma do voto do relator, ministro José Delgado.

Na eleição de 2006, Walter Brito Neto obteve a primeira suplência do cargo de deputado federal e foi diplomado pelo DEM. Em 3 de outubro de 2007, ele comunicou o afastamento ao presidente estadual do Democratas e em 4 de outubro ao presidente do Diretório Municipal do DEM em Campina Grande.

Para deixar o partido, o parlamentar alegou que seus princípios pessoais não se coadunam com os rumos que o DEM vinha tomando. Em novembro do mesmo ano, o suplente de deputado se filiou ao PRB e assumiu o mandato decorrente da renúncia do deputado Ronaldo Cunha Lima, eleito pelo PSDB.






Vereador Dema rebate argumentos do ex-prefeito Sebastião Plácido e diz que a não implantação de CPI na Câmara não inocenta Régis das suas acusações.


O prefeito José Régis e o ex-prefeito Sebastião Plácido, estiveram lado a lado, com direito a aperto de mão e tudo, no último dia 23, durante uma coletiva de imprensa no Cabedelo Clube para anunciar suas pré-candidaturas numa chapa juntos. Durante a coletiva de imprensa, a reportagem de O Povo perguntou ao pré-candidato Sebastião Plácido, o que o levou a mudar de opinião tão rápido a ponto de associar sua imagem ao prefeito Zé Régis, já que recentemente, ele havia acusado o atual prefeito de suposto envolvimento em atos de corrupção e ter dito inclusive, durante entrevista a um programa de rádio local, que Zé Régis era um incompetente e irresponsável na administração do erário público, fazendo inclusive doações de terrenos públicos a empresários em área nobre. Ao responder a pergunta, Plácido culpou os Vereadores por não terem aprovado a CPI contra o prefeito e um jornal de responsabilidade do Vereador Dema de ter noticiado informações infundadas sobre a atuação do prefeito Régis. ““Eu nunca faltei à minha palavra, eu li centenas de jornais e um jornal publicado pela responsabilidade de Dema, que dizia tudo isso, ...porque as coisas que eu disse (referentes ao atual prefeito), tem um cunho, ou seja, instalaram uma CPI e essa CPI não foi aprovada. Não sou eu que vou responder, quem vai responder é exatamente os senhores Vereadores”, justificou Plácido.


A informação não agradou o parlamentar, que... leia mais no Jornal O Povo, em circulção a partir do dia 30






Prefeito Zé Régis e Sebastião Plácido dão coletiva nesta quarta-feira, respondem à jornalistas mas não convencem eleitorado


O prefeito de Cabedelo José Régis juntamente com o ex-prefeito Sebastião Plácido de Almeida, deram uma coletiva no final da manhã desta quarta-feira, 23, para expor os motivos que os levaram a uma nova união visando a corrida pela prefeitura da cidade. Diante de vários jornalistas que compareceram à coletiva, os dois pré-candidatos responderam a diversas perguntas. Ao ser perguntado por um dos jornalistas como se deu a união e quais as pretensões dos candidatos, Zé Régis, lembrou como conheceu Sebastião, ainda no período da campanha deste e revelou que o convite partiu dele mesmo. “Já vínhamos tentando essa união que tão gentilmente foi aceita por Sebastião”, disse Zé Régis.

Em um dos momentos da coletiva, o jornalista Wellington Costa, do Jornal O Povo, perguntou ao pré-candidato Sebastião Plácido, o que o levou a mudar de opinião tão rápido a ponto de associar sua imagem ao prefeito Zé Régis, já que recentemente, ele havia acusado o atual prefeito de suposto envolvimento em atos de corrupção e ter dito inclusive que Zé Régis seria um incompetente e irresponsável na administração do erário público.

Para Plácido, no momento em que a Câmara Municipal decidiu não investigar as denúncias de corrupção do prefeito, provou que Régis era inocente.


Outra pergunta feita pelo jornalista, foi ao prefeito Régis. Wellington Costa quis saber, por que os eleitores devem acredita na sinceridade da união, já que logo depois que Régis assumiu o primeiro mandato, rompeu relações com Sebastião, só voltando a se aproximar agora, na corrida eleitoral deste ano. Régis não quis se estender na reposta, visivelmente irritado disse “existem jornalistas e jornalistas, jornais e panfletos”, criticando os meios de comunicação que divulgam notícias não interessantes à sua gestão. Ele de forma muito sucinta, respondeu que, apenas que até o momento a população não fez nenhum gesto que reprovasse a nova união entre eles, e isso – no entender de Régis – significa que o eleitorado já aprovou sua candidatura.


Ao responder uma pergunta do radialista Luiz Ferreira, sobre a possibilidade de sair candidato a Deputado Estadual dando oportunidade de Sebastião governar, Zé Régis evitou comentar, dizendo que gostaria de falar apenas sobre o presente.


A íntegra da entrevista você acompanha no jornal O Povo, que estará circulando a partir do dia 30.






Vídeo faz Igreja Universal punir Pastor Fausto Oliveira e mudar planos do PRB para à Capital e Campina Grande
Fonte: Portal wscom


Um vídeo postado no site Youtube, onde aparentemente o ex-deputado estadual e ex-presidente do diretório estadual do PRB na Paraíba, Pastor Fausto, aparece bebendo, dançando e namorando uma loira, que não é a sua esposa, fez a Igreja Universal mudar os planos políticos para João Pessoa e Campina Grande.


O vídeo foi encaminhado à cúpula da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus) e causou muito desconforto e acabou gerando a crise. No vídeo a imagem de Fausto em nenhum momento é frontal – as imagens têm pouca resolução, foram gravadas com um celular e com o cuidado para que o pastor não percebesse o flagrante.


A igreja pretendia lançar o pastor como candidato a vereador na Capital, enquanto o atual vereador Pastor Miguel Arcanjo, iria se transferir para Campina Grande. Tudo visaria uma preparação para as eleições de 2010, quando o partido pretende volta a Assembléia Legislativa (AL) e ainda eleger um deputado federal. Contudo, depois do vídeo, Fausto acabou sendo desligado do diretório estadual e foi ‘exilado’ de João Pessoa. Segundo Miguel Arcanjo, o ex-deputado deve ter voltado para o Mato Grosso, sua terra natal. Todavia, a boatos indicam que Fausto também poderia estar em Goiás e no Paraná. Arcanjo nem soube confirmar se ele ainda permanece na Igreja.


O novo presidente do diretório estadual é Jutahy Meneses, empossado a cerca de 15 dias, e, no lugar de Fausto em João Pessoa irá concorrer a vereador o pastor Edmilson Alves.


Uma outra decisão do partido, já adiantada em parte, será apoiar o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) na sua campanha a reeleição e em Campina Grande manter a indicação para vice-prefeito na chapa com o prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB), com o nome de José Luiz Júnior.







Jornal O Povo sai na frente: Governador Cássio Cunha Lima, diz que Lula virá à Paraíba, confirmando a visita do Presidente à Cabedelo, como dado com exclusividade pelo Jornal O POVO.


O governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e os demais governadores do Nordeste, serão empossados no Conselho da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) no próximo dia 30, durante a reunião dos governadores em Maceió, em Alagoas. A reunião terá a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT).

Após a posse, os governadores farão a primeira sessão ordinária da entidade. Desde a sua fundação, o conselho funciona como uma espécie de fórum que define quais as linhas de financiamento, projetos aprovados e investimentos do órgão, após a argumentação técnica preparada previamente por pessoal corpo técnico.

O Conselho é a última instância, é o órgão deliberativo da Sudene que irá bater o martelo para definir de fato onde serão feitos os investimentos. Além dos governadores, o Conselho deve ter representantes do Governo Federal.


O Governo do Estado confirmou também a pré-agenda do presidente Lula para o lançamento de obras do PAC e a inauguração da duplicação da BR-230 em maio.





Novos rumos na corrida eleitoral em Cabedelo: Ex-prefeito Sebastião Plácido está confirmado como o vice de Zé Régis.
Fonte: Agencia O POVO com Assessoria de Sebastião Plácido



Uma reunião ocorrida no final da tarde desta quarta-feira, 16, referenda o que o Jornal O POVO já havia revelado na coluna do jornalista Wellington Costa. O Ex-prefeito Sebastião Plácido de Almeida fechou acordo com o atual prefeito e candidato a reeleição Zé Régis. A informação foi confirmada com exclusividade ao jornalista Wellington Costa por um dos assessores de Sebastião Plácido.


Para o pré-candidato Luceninha, a adesão de Sebastião para o grupo do prefeito Zé Régis já era esperada e que, segundo ele, não havia surpresa nessa união.

Luceninha informou ainda, ao ser questionado sobre a união das “raposas velhas”, que isso não o preocupa, “pelo contrário, lhe fortalece a certeza de que sua campanha crescerá pelo que ele representa e pelo que poderá fazer pelo seu povo, uma vez que a população já conhece, de cor, a forma de governo dos dois”.


Para os curiosos de plantão que se interessar em analisar os números das últimas eleições, onde foram confrontados os candidatos Zé Régis, Sebastião Plácido, Dr. Júnior e Marcos Patrício, é só clicar! AQUI






EXCLUSIVO: Presidente Lula poderá vir à Cabedelo ainda neste mês. Viagem poderia estar sendo mantida em segredo com receio de protestos.
Fonte: Agencia O POVO



O presidente Lula poderá visitar Cabedelo ainda este mês. O motivo da visita seria para a inaugurarão do Pólo Pesqueiro, anexo ao Porto da cidade. A informação ainda não foi confirmada, mas segundo revelou uma pessoa ligada ao Pólo Pesqueiro que não quis ser identificada, a notícia corre em segredo e que só será revelada em cima da hora. Ao ser perguntado sobre o motivo do sigilo sobre a vinda do Presidente Lula à cidade portuária, a nossa fonte nos revelou que seria para evitar uma possível organização de protestos por parte dos portuários, já que a vinda do Ministro dos Portos ao Porto já foi adiada por duas vezes e até o momento o Governo Federal não se pronunciou sobre que tipo de ajuda poderia ser oferecida, já que não foi inscrito nenhum projeto de melhorias no Porto, ao Programa de Aceleração do Crescimento.

O Pólo Pesqueiro de Cabedelo deveria entrar em operação no final do mês de julho do ano passado. Pelo menos é que garantiram autoridades federais e da Paraíba, que crêem na movimentação de atum como ferramenta geradora de novos recursos para o Estado nordestino. Para isso tornar-se realidade, o Governo Federal deverá investir R$ 3 milhões na obra que vai tornar a Paraíba um dos pólos de exportação do pescado. Além do Pólo Pesqueiro, mais R$ 10 milhões serão injetados em outros programas de pesca artesanal, via recursos do Banco do Brasil.


A reportagem de O POVO, entrou em contato com a Assessoria da Presidência, que não confirmou nem desmentiu a informação.

Não há de se negar que, se há algo que preocupa Lula nesta possível vinda à Paraiba, é ter que dar de cara com manifestantes portuários.







Vereador DEMA chama de “absurdos administrativos” a algumas ações do prefeito Régis.
Fonte: Assessoria do Parlamentar


Às diversas ações praticadas pelo prefeito Zé Régis, o vereador Dema considera como “Abusos Administrativos”. Segundo ele, tais ações são difíceis de serem aceitas e receberem crédito, já que estão camufladas por uma informação duvidosa. Na sessão Solene da abertura dos trabalhos legislativos de 2008, relata, o Chefe do Poder Executivo disse que o município não tinha terrenos para construção de colégios ou grupos escolares, no entanto, doou diversos terrenos públicos a empresas particulares. Só para lembrar, as doações foram feitas ao ex-senador Ney Suassuna, Ferreira Atacado, Associação das Indústrias Têxteis, Schincariol, dentre outras. Isto é uma vergonha, um verdadeiro absurdo administrativo.


Ainda discursando na Câmara Municipal, sobre saúde, disse que a Secretaria de Saúde realizou 237.000 (duzentos e trinta e sete mil) exames especializados, ou seja, tomografias, ultra-sonografias, mamografias e outros, são dizer que toda a população de Cabedelo fez 05 exames no ano. É bom lembrar que segundo o Censo do IBGE, Cabedelo possui cerca de 50 (CINQUENTA) mil habitantes.


E as denúncias do vereador não param por aí, segundo ele, “durante três anos de governo (1.095 dias), os bairros do Jardim Camboinha, Jardim Jericó, Jardim Atlântico, Recanto do Poço e Verdes Mares, não receberam uma pá de terá, entretanto, as contas do IPTU continuam sendo cobradas”, desabafou.